domingo, 3 de maio de 2009

....Pais e Filhos


PATERNIDADE
de passos pequenos ainda trôpegos
Tua forma distante quase finda
Em sombra e luz aparece
[em alva-luz esvanece
e em outro segundo se finda
de contornos perdidos ainda te vejo
e em outro segundo em luz quase cinza
tua imagem e a minha
[dançando perdida
na tarde vazia do fim do meu dia
como boi no pasto de densa neblina
sabendo que tudo, tudo se finda
sou eu no espelho
[que triste sorria
com tua lembrança no fim de meus dias।




ARQUITETURA

Para o Pablo

Meu filho meu passado eu e o futuro.
Sua falta é uma parede caiada,
seu sorriso:
Uma janela aberta na manhã
Lá fora,
passarinhos gorjeiam...



... - Para Luisa -
Abro os olhos¡
E o mar fresco de há pouco
enfileira rochedos e me represa.
No princípio
Tudo se derrama e se solidifica
minhas vísceras contém o universo...
-------------------------------------------------
Fragmentos incontidos
se derivam do meu corpo
meu naufrágio se expande além mar.
Reconheço o outro:
— Ilha Paterna!
em eras geológicas existimos.
[A palavra se dilui nos sentidos do agora]
O final relevado
Esconde palavra proibida
Minha filha se desprende
e navega o amanhã:
Sob suas rochas vive a lembrança।


Crisálidas na Luz da Manhã
Para Sofia,
seus pais irmãos, parentes e cãezinhos.
Sempre amei o vento e o frescor que o acompanha: resfria minha pele; refrigera minh’alma, sedenta de paz, neste caustico deserto que tu e eu partilhamos.
A brisa, que agora sopra confirma uma certeza. É uma flor de raro perfume, que brota num ambiente hostil, dissipando mágoas e incertezas.
Sofia nasce.
As guerras não se findaram.
Os pobres ainda comem o nada. Pois até o pão maldito seria dádiva divina.
Mas a flor brotou.
Simplesmente nasceu.
Sem certezas ou teses.
Entra em cena triunfante.
Seu sorriso, que emerge de sua essência, embriaga a quem insiste em sorrir
e dá esperanças àqueles que já se perderam nos sertões de suas vidas.
Pai, mãe, avô, avó, irmãos, amigos, desafeiçoados:
Sofia nasceu!
Das águas derramadas o espírito divino andou sobre a face da terra.
E a terra de verde se cobrirá! Ainda que surgido dos sonhos líricos daqueles que te sentem como presença e esperança.
... ... ...
21 e 22-01-07



Um comentário:

  1. Muito bonitos todos os poemas, tamanhos sao os sentimentos que transbordam das linhas que é quase palpável. parabéns! (:

    ResponderExcluir

Comente.
Co-mente (Refrescante).
Coco-mente (gago: palavras fedidas!).
Komente - parece russo!

* SEM FRESCURA:
COMENTA AI, PÔ!