terça-feira, 28 de abril de 2009

Primeiros Despojos



Não tolhas de tuas mãos a qualidade do afago.
É de sua natureza, postas nos ombros alheios
Cobrir em véu as máculas do tempo.

Não tolhas de tuas mãos a qualidade do afago.
É de sua natureza, postas ao rosto tímido,
a espera do beijo - ainda que sonhado.

Não tolhas de teu corpo o encontro com outro corpo.
É de sua natureza o perder-se em susto.
Escrevendo a história da existência a loucura.
Não te prives de perder-te, quando não tiver mais planos.
É da natureza humana, no contato, o encontro;

De outras casas, rios e mares.

Ainda que não haja mais casas, rios ou mares a tua espera.
Mesmo que sequer tenha existido.

E te depares em correntes de cetim em meio a jocosas negações:
“Não sois Ulisses! E tua Ítaca foi apenas uma história de outro inventor”.
II
Mesmo na ausência, mantenha a distinção.
É teu orgulho pessoal que não fere ou mata;
Mas evita que denuncies tuas tristezas.

Escutai sempre conselhos
Com olhar de perdão e a boca mais de receber que doar.
Ainda que a ti a fatalidade já se tenha revelado.
III
Acordo e sinto porções de minha matéria ainda viva.
Assim durmo a procura de palavras e sonho que sou um errante
que esqueceu o próprio nome, o Buda e um amante em pleno gozo.

Sei que paises não mais serão descobertos.
Mas não importo; posto que não estou febril
e os sons me despertam os sentidos.

As palavras se escondem não-sei-onde.
Mas sonho com lustre, abóbadas e candelabros...
[a mirá-las.
Se desperto sumirão.
Pois estão nas sombras de um bosque;
atrás duma igreja ou muro frio;
‘Á sombra de uma rapariga em flor’ que eu mesmo não vivi.

Epílogo:
Erram os dicionários.
Pois esquecimento não é o contrário da lembrança.
Ambos são apenas sonhos; que se completam.
Para encantar o sono
dos povos,
dos seres,
todos,
e o meu.

Por isso agora escrevo!
Jogo uma garrafa ao mar, com mensagens à posteridade.
Que
Do
Auge
da minha loucura, sei que não existe.
Posto eu mesmo tê-la criado.

São Paulo, 10-11-06.

Um comentário:

  1. Que bonito!!! finalmente vou poder ler seus poemas quando eu quiser!! estou contente!! um beijo e parabéns!! ficou lindo o blog!! Erica.

    ResponderExcluir

Comente.
Co-mente (Refrescante).
Coco-mente (gago: palavras fedidas!).
Komente - parece russo!

* SEM FRESCURA:
COMENTA AI, PÔ!